Dia da Infantaria
No dia 24 de maio de 2016, o 41º BI Mtz comemorou o “DIA DA INFANTARIA”.
Concomitante às comemorações do Dia da Rainha das Armas, o Batalhão realizou o entrega da boina aos 306 recrutas incorporados no corrente ano.
Símbolo maior do soldado do Exército Brasileiro, a “Boina Verde-Oliva” materializa a conquista individual daqueles que a portam após passarem por momentos de exigência física e mental durante o período de instrução básica.
Os recrutas do Batalhão tornaram-se merecedores de tal honraria após concluírem o primeiro acampamento realizado no mês de abril, demonstrando o valor do discípulo de Sampaio.
Ladeado por uma guarda composta por militares caracterizados pelas diversas especialidades da Infantaria, o busto do Brigadeiro Antônio de Sampaio foi escoltado durante a solenidade e recebeu uma coroa de flores em sua homenagem.
Ainda na solenidade foram entregues condecorações a militares da Unidade. Receberam a Medalha Militar de Prata o Maj Breno de Lima Silva, o 1º Sgt José Carlos Ribeiro de Souza e o 1º Sgt Emerson Machado de Moraes e a Medalha Militar de Bronze o 2º Sgt Roriz de Sousa Hardy Paiva. O 1º Sgt Sezinaldo da Silveira recebeu a Medalha Corpo de Tropa de Ouro e o Cap Peterson Monteiro da Fonseca, o Cap Lucas Costa Caetano e os 2º Sgt Geferson Ferreira Nascimento e Ueder Antonio Coimbra receberam a Medalha Corpo de Tropa de Bronze. O 3º Sgt Hudson Hienrck Ventura Duarte recebeu a Medalha de Serviço Amazônico de Bronze e ainda foram agraciados com a Medalha Marechal Osório “O Legendário” o 1º Ten Fernando Vieira Teodoro e o 1º Sgt Wellington Cavalcante Soares.
Foram agraciados com o “Mérito Além do Dever”, conferido pelo Comandante do 41º BI Mtz e por terem, reconhecidamente, superado o limite do dever militar no exercício de suas atribuições, o Cap Luis Dione Ferreira Milano, os 1º Ten Victor Rafael de Abreu e Paulo César do Nascimento, os 1º Sgt Emerson Tibola e Alcir Pinto Viana, o 2º Sgt R/1 Fernando Ferreira dos Santos e os Sd Talles Renato Gomes Silva, Ricardo Pereira da Silva e Genesco Pereira da Silva.