Localização
A cidade distancia-se 328 Km de Goiânia, 537 Km de Brasília, 1.010 Km de Belo Horizonte, 997 Km de São Paulo e 1.399 Km do Rio de Janeiro.
A cidade delimita-se com os seguintes municípios:
Norte: Caiapônia e Perolândia;
Sul: Itarumã, Caçu e Aparecida do Rio Doce;
Leste: Rio Verde;
Oeste: Mineiros e Serranópolis.
Referenciada como centro do Sudoeste, Jataí é ponto de partida para o turismo regional. Cresceram nos últimos tempos a atenção e o valor dados aos registros existentes de belezas naturais e históricas. Pronta para receber turistas, a cidade se orgulha do enorme lençol de águas termais em seu subsolo, o que motivou a construção de um dos mais importantes clubes turísticos que está alinhado entre o que há de melhor do ramo.
O intercâmbio comercial se faz por intermédio de produtos agropecuários, com destaque para soja, arroz, milho, sorgo, suíno, bovino e aves. O município é o maior produtor de grãos do estado de Goiás e o quinto do Brasil.
A rede hidrográfica pertence à bacia do Paraná, constituída de afluentes da margem direita do Paranaíba, destacando-se o rio Claro e seus afluentes (rios Doce e Ariranha).
O clima do município é tropical mesotérmico e úmido, com duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca.
Do ponto de vista térmico, as máximas diárias mais altas se verificam geralmente no verão - chuvoso (35º a 40º). As médias (12º a 15º) e as mínimas absolutas são registradas no inverno - seco, onde não é rara a ocorrência de mínimas absolutas de 4º a 7º.
Predomina no município o solo de cerrado, onde regiões altas têm topografia plana ou levemente ondulada, denominadas de chapadões, com textura média (latossolo vermelho-amarelado) nas quais se desenvolve uma moderna agricultura, com índices de produtividade elevados e o uso de avançada tecnologia, cuja correção do solo com calcário se torna indispensável, para a redução da acidez e neutralização do alto teor de alumínio.